Changelog

12 de Setembro de 2023

Layouts dos boletos API

Para os clientes que utilizam os bancos que são Gateways de pagamento (EFI – Gerencianet – Galaxpay e etc), será necessário reconfigurar a carteira.

A partir desta atualização, iremos utilizar um layout de impressão de boletos direto do sistema, e não mais o dos próprios gateways. Com isso, se torna necessário preencher campos obrigatórios na configuração das carteiras como as instruções, demonstrativos e etc.

E com isso, todos os bancos passam a utilizar a impressão padrão do sistema, seguindo este caminho.

Variáveis de boletos

Todas as variáveis referentes aos boletos nos envios de mensagens, devem ser substituídas pela variável {link_boleto}

As variáveis {gerencianet_link_individual} e {boleto_facil_link} deixaram de existir.
Caminho para configuração Rotinas -> templates MSG e templates email.

Aplicativo para os técnicos

A nova versão do app para os técnicos saiu na loja, podendo ser obtida por este link: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ispcloud.ispcloud_app_dos_tecnicos

Dúvidas sobre sua utilização, entrar em contato com o suporte!

Quadro de anotações

Os usuários do sistema, podem fazer anotações e salva-las neste quadro. As notas ficam salvas durante a sessão do usuário.

Envio em massa de mensagens

Adicionado a opção de filtros por plano e subplano na busca.

Integração com o serviço de SMS OWEN

Para cadastro, basta ir em Rotinas -> Parâmetros SMS.

Visualização das notas fiscais na central do cliente

Agora é possível controlar se o cliente conseguirá ou não ver suas notas fiscais em seu acesso à central do assinante.

Basta irmos em Configurações -> empresas, submenu de central do cliente.

Imprimir faturas

Agora temos a possibilidade de cadastrar uma carteira de cobrança loja, que pode ser usada como um controle financeiro interno, sem vínculo com um banco.

Para isso, em Configurações -> Bancos, vamos cadastrar um banco marcando sua instituição bancária como Loja.

Após isso, faremos o cadastro em Configurações -> Carteira de cobrança

Com estes passos concluídos, podemos lançar as faturas ao cliente dentro desta carteira sem vincular à um banco, e ainda podendo imprimir estas informações para mandar o carnê ao cliente.

OBS: Este documento será tratado somente dentro do ISPCLOUD, tendo que receber baixas manuais sempre que o cliente fizer o pagamento.

Visualizar os serviços adicionais

Agora, em Relatórios -> contratos, é possível a visualização dos serviços adicionais que cada contrato possui. Para isso, basta clicar no + na coluna de ações.


Para clientes Rede Neutra:

Bloqueio clientes do Portal

Agora é possível fazer o bloqueio dos clientes que foram cadastrados direto pelo portal da Vtal.

Para isso, será necessário criar um usuário para o ISPCLOUD dentro do portal da Vtal.

Já dentro do sistema do ISPCLOUD, vamos ir até Configurações -> Empresa, parâmetros gerais, e vamos ativar a função, Bloqueio Vtal Portal

Nela, é onde iremos colocar o Email e Senha do usuário que criamos.

Neste ponto, o bloqueio já irá estar configurado para rodar em ambos os sistemas.

Nos clientes, será necessário configurar um novo Plano dentro do sistema.

Em Cadastros -> Planos/Subplanos, vamos fazer o cadastro de um Plano com o nome VTAL PORTAL, e dentro dele podemos cadastrar os subplanos que trabalhamos.

Os clientes que foram cadastrados direto no Portal, terão que estar dentro deste Plano para o bloqueio funcionar.
Por fim, temos que conferir no cadastro dos clientes, se o ID PORTAL deles, esta o mesmo tanto no Portal quanto no ISPCLOUD.

24 de Maio de 2023

Relatório de Monitoramento PPPoE

Agora teremos um relatório, onde será possível visualizar clientes que estão on ou off em sua rede. Para isso, devemos ir até Relatórios -> Monitoramento PPPoE.

Aqui, iremos inicialmente selecionar o concentrador que queremos consultar, e clicar para pesquisar.

O sistema fara a busca com base nos clientes que estão com este concentrador selecionado, e mostrará as informações nesta listagem, assim como sua Geolocalização, desde que a mesma esteja cadastrada.

Temos algumas obrigatoriedades para utilizar esta função, como o cadastro de concentradores, feito em IP -> Concentrador, e também, selecionar o concentrador nas configurações de IP do cliente.

Mudanças no estoque

Fizemos algumas alterações no módulo de estoque, mais especificamente em suas movimentações.

Agora, todo o tipo de movimentação que envolva os depósitos, serão feitas em um único menu:
Estoque -> Movimentações

Agora, iremos selecionar qual a operação iremos fazer (entrada, saída, transferência de deposito) e todo o tratamento de qual produto, sua quantidade e qual deposito.

Será possível fazer mais de um tipo de operação em uma mesma movimentação, serão separadas na listagem no fim da tela. Ao final, basta clicar em gravar e todas as operações escolhidas serão executadas, e seu registro ficará gravado em Relatórios -> Movimentação de Estoque.

Mudança de titularidade

Agora será possível fazer a migração de um contrato especifico, para um outro cadastro dentro do sistema, como uma mudança de titularidade.

Na edição do contrato do cliente, teremos esta caixinha para marcar. Assim que clicarmos, aparecerá o aviso perguntando a qual cliente queremos mandar este contrato.

Clicando em confirmar, um novo aviso irá aparecer, informando que todos os boletos em aberto serão cancelados, e novos devem ser feitos assim que migrar.

Vale deixar claro que todas as informações do contrato irão se manter com o titular original, e um novo contrato com as mesmas configurações será feito para o novo titular. Imagens, boletos ordens de serviço ficaram ainda no antigo contrato.

Demais atualizações

Botão de atalhos

Agora, no topo do menu, terá um botão de atalho, que ficara salvos os menus mais acessados pelo operador, pra ele ter um acesso rápido à eles.

Filtro de endereço nas notas

Filtros de endereço no cadastro e na listagem de notas emitidas no sistema.

Cadastro auto de feriados

Em configurações -> Feriados, agora podemos lançar todos os feriados nacionais de uma única vez no sistema, assim, facilitando o controle para o bloqueio automático não rodar nestes dias.

06 de abril de 2023

Cadastro e vínculo de planos radius aos subplanos contratuais

Agora, assim que fazermos o cadastro de um subplano, ou a edição do mesmo, teremos a opção de vinculá-lo a um plano radius, assim, facilitando o fluxo de cadastro e configuração de IP de clientes.

O cadastro funcionara como o próprio cadastro do plano radius, trazendo os campos para o nome do plano, a velocidade de up e download e o address-List

E a vinculação, trará um campo com a lista de todos os planos radius já cadastrados, para somente atrelar a este subplano.

Assim, quando selecionarmos este subplano no cadastro de um novo contrato, ou na edição de um contrato, aparecerá um aviso, perguntado se já queremos trocar o plano de velocidade do cliente.

E após salvar, o plano de velocidade será alterado.

OBS:
O operador precisa ter a permissão de editar as configurações de IP do cliente.

Cadastrar o usuário pppoe do cliente junto ao cadastro do contrato

Agora, quando cadastramos um novo contrato no sistema, já podemos junto, fazer toda a configuração de IP do cliente.

Chegando na última etapa do cadastro, agora teremos esta nova aba Configurações IP, clicando nela, teremos os campos para tratamento da criação do pppoe do cliente.

OBS:
O operador precisa ter a permissão de inserir, nas configurações de IP do cliente, para habilitar esta opção.

Melhorias nas funções de envio de mensagens no sistema

Agora, nos templates de E-mail, SMS e Whatsapp temos que definir para qual tipo de envio aquele template será utilizado. É de suma importancia que as empresas que já utilizam algum dos serviços de envio de mensagem por templates, informem qual é o tipo de envio de seus templates e verifique novamente os mesmos, nos menus de envio automatico, para não afetar a utilização, qualquer dúvida chamar o nosso suporte.

Para vermos isso, podemos ir até Rotinas -> templates MSG e ou Rotinas -> templates Email

O novo campo adicionado, Tipo de envio, mostrará ao sistema qual função esse template terá a partir de agora.

  • Rotina
    Se será utilizado para os envios automáticos das rotinas no sistema.
  • Envio manual
    Se será utilizado em envios manuais.
  • Envio OS
    Se será utilizado para o aviso de abertura de chamado para o técnico.
  • Envio de boleto
    Se será utilizado para o envio manual de boletos aos clientes.


Com os tipos de envio definidos, agora há variáveis especificas para cada um desses tipos. Para vê-las é só clicar na parte superior da tela, quais as variáveis disponíveis desejamos consultar.

Mudança no envio manual de boletos

Agora, o envio de boleto no menu financeiro do cliente, foi unificado em um único botão

Clicando nele, vamos selecionar o tipo de serviço, e qual o template desejamos que seja enviado.

Para isso, devemos criar um template com o tipo de envio como Envio de boleto e teremos variáveis específicas para este template.

Aviso de abertura de chamado para o técnico responsável

Na abertura de novas ordens de serviço, se a empresa tiver configurado um parâmetro de whatsapp, podemos agora mandar uma mensagem ao técnico responsável pela mesma.

Para isso, devemos inicialmente ir até Configurações -> Empresas, editar a empresa, e nos seus parâmetros gerais, marcar como Sim o Notificar técnico responsável pela OS

Depois, fazemos o cadastro do template de mensagem que queremos que envie aos técnicos em Rotinas -> Templates MSG

Aqui, temos que selecionar o tipo de envio como Envio de OS e teremos variáveis específicas para este template.

Depois de feito, sempre que abrirmos ou editarmos uma ordem de serviço no sistema, o técnico responsável será avisado.

O mesmo irá se aplicar às ordens de serviço abertas pela central de clientes, porém, o técnico responsável que receberá essas mensagens será escolhido nas configurações de empresa, onde configuramos as opções da central de clientes

Novas situações para as ordens de serviço

Os status de cancelado e pendente foram adicionados

Novo tratamento com os serviços de integração.

Agora, os serviços de terceiros que temos integração, foram retirados dos parâmetros gerais da empresa, e foram centralizados em Cadastros -> Serviços API, para melhorar o controle das integrações.

  • Inter Service
  • Directv (MultTv)
  • Yplay
  • Qualifica
  • Rede Parcerias
  • Clube Certo
  • Easy TV
  • Easy Game

E eles serão aplicados aos clientes, em uma nova aba em seus contratos, chamada serviços adicionais.

Aqui nesta aba, selecionaremos o serviço que queremos aplicar ao cliente, e qual o plano deste serviço, o valor deste plano já será somado automaticamente à mensalidade do cliente.

Implementações com novos serviços de terceiros no sistema

  • Credito na medida
    Sistema de consulta SERASA.
  • Youcast
    Plataforma de filmes e canais de televisão.
  • Galaxy Pay
    Novo banco com Gateway de pagamento.

Envio em massa por whatsapp adicionado

Agora há a possibilidade de selecionar o serviço de envio por whatsapp no menu Rotinas -> Envio em massa.

Porem, alertamos o risco do numero da conta utilizada, cair na lista de spam e ser bloqueado, utilizem com responsabilidade.

31 de janeiro de 2023

Atualizações nas carteiras de cobrança do Sicredi e do Sicoob:

Ambas as carteiras receberam uma atualização com relação à suas APIs. Agora, na API do Sicredi esta incluso a integração com o pix, dessa forma, em cada boleto terá o QrCode na impressão, para o cliente conseguir pagar com pix.

Assim como o Sicoob, que agora esta integrado com sua API de cobranças, desta forma, as empresas não precisam mais se preocupar com o tratamento de arquivos retorno e remessa, assim que o boleto for lançado no sistema, será registrado no banco, e assim que o boleto for liquidado no banco, será liquidado no ISPCLOUD.

Para mais informações de como realizar essas configurações, entre em contato com o suporte.

Baixa em massa de parcelas no contas a pagar

No caminho Financeiro -> Contas a pagar, que é onde tratamos as contas da empresa, agora temos a opção de baixa em massa de parcelas.

Pra isso, basta selecionar as parcelas desejadas, e clicar no ícone abaixo para realizar a baixa em massa. Esta função pegará a data do dia atual como data de pagamento para todas as parcelas selecionadas.

Limites de exibição removidos

Os limites de exibição de dados do buscar clientes e da lista de consultar IP, foram removidos do sistema, para visualização completa.

09 de novembro de 2022

Relatório de Leads por campanha

Neste novo relatório, teremos a divisão por status de leads divididos para cada campanha cadastrada. Assim, teremos um acompanhamento da situação atual de cada campanha, e quantos leads fecharam em cada uma delas.

Integração com Clube Certo

Nova integração com um serviço de terceiros no sistema, clube certo é um serviço de clube de vantagens para os clientes.

Ativamos essa integração em configurações -> empresa, no submenu parâmetros gerais.

Aqui, informaremos o usuário e senha do gestor, e o campo de CNPJ será coletado do cadastro da empresa.

A ativação para os clientes, será feita no ato do cadastro de um cliente, ou no menu de edição do cadastro.

Aviso de ativação da fatura digital pela central dos clientes

Agora, assim que um cliente ativar a opção de fatura digital na central dos clientes a empresa receberá um e-mail de aviso.

Este e-mail será enviado para o endereço cadastrado nas configurações de empresa, como e-mail financeiro.

E para a função funcionar, a empresa deve ter cadastrado no sistema, um serviço de envio de e-mails. Esse serviço é configurado em rotinas -> parâmetros de e-mail

13 de Outubro de 2022

Informações nas dashboards do sistema

Administrativo:

Possibilidade de ver os contratos com fim de vigência, com redirecionamento ao relatório com clique no gráfico.

Gráfico da quantidade de mensagens enviadas pelas integrações com os serviços de SMS, Email, Wpp também com redirecionamento ao relatório com clique na informação.

Financeiro:

Cards com informativos sobre as contas a pagar e contas a receber.

Serviço de envio de mensagens (Digisac)

Foi integrado no sistema, o serviço de envio de mensagens por whatsapp. Para ativa-lo, basta ir em Configurações -> Parâmetros whatsapp e colocar as informações necessárias nos campos.

Integração com o banco inter

Agora, teremos a opção de emitir boletos pelo banco inter. Para isso, temos que primeiro criar o banco em Configurações -> Bancos, e escolher o banco inter.

Depois, devemos criar a carteira emissora em Configurações -> Carteira de Cobrança.

Aqui, vamos precisar configurar a tarifa e os percentuais de juros e mora. Para a integração, precisaremos pegar com o banco as informações de Client_Id e Client_secret assim como o arquivo de Certificado e Chave, para subir no sistema.

Cliente pagar boleto com cartão de credito

Na central dos clientes, teremos a possibilidade dos mesmos pagarem seus boletos com cartão de credito. Para ativar a função, devemos ir até Configurações -> Empresa, e em seus parâmetros gerais marcar como sim a opção empresa aceita pagar fatura com cartão de crédito?

Quando ativo, o cliente terá um botão na central para pagamento por cartão, tanto no menu de 2ª via quanto no histórico financeiro.

Onde ele colocará as informações do cartão