Passos para aplicarmos permissões ao usuário: #
Após criarmos os usuários dos operadores do sistema, logo em seguida devemos aplicar as permissões de acesso deste user, para que ele consiga logar. Assim, devemos ir até Configurações -> Permissões para realizar esta tarefa.
Neste menu, teremos os seguintes campos:
- Usuário
No campo usuário, vamos escolher o usuário em questão que iremos aplicar ou retirar permissões.
- Empresa
Como o sistema é multiempresas, conseguimos escolher especificamente a qual empresa este usuário terá permissões para atividades. Isto torna este campo obrigatório, tendo assim, que selecionar a empresa mesmo que em sua base tenha o cadastro somente de uma.
- Perfil
Por ultimo, teremos o único campo que não tem obrigatoriedade, que é o campo de perfil. Estes perfis, já podemos deixar pré-cadastrados, facilitando assim o controle dos usuários. Podemos cadastrar perfis como técnico, financeiro, suporte e etc. Falaremos um pouco mais sobre ele mais a frente.
obs: Para os usuários que terão permissões de administrador no sistema, basta deixar marcado a caixinha ‘Marcar todas as opções‘
Aplicando as permissões:
A partir destes campos, iremos até os módulos de permissão. Estes módulos vão fazer referência a cada menu do sistema, e cada um dos seus submenus, serão tratados unicamente. Seguiremos como exemplo, o módulo de cadastro:
Dos menus à esquerda, teremos o menu de cadastros e seus submenus. Vamos usar o Cadastros -> Pessoas como exemplo, para aplicar as permissões à ele:
Aqui, teremos especificamente o módulo de cadastros e o submenu de pessoas, onde podemos clicar para abrir as opções de permissão. Em pessoas, podemos escolher se o usuário poderá consultar as informações no menu, inserir novos cadastros, editar cadastros já existentes e ou, editar as credenciais do app do técnico.
Todos os outros menus, e seus submenus no sistema, seguirão este padrão para aplicar a permissão aos operadores. Após toda a configuração feita, podemos clicar em salvar.
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Perfil de permissões #
Como citado mais acima, podemos definir um perfil de permissão para o usuário. Estes perfis, facilitam o controle dos administradores sobre a função de aplicar tais permissões aos novos operadores. Fazemos o cadastros destes perfil em Configurações -> Perfil de permissões.
Listagem e cadastro de novos perfis:
Quando acessarmos este menu, ele nos mostrará os perfis que já estão cadastrados, nos dando a opção de exclui-lo ou edita-lo. Podemos clicar em novo para criarmos novos perfis.
Aqui dentro do cadastro, temos que dar um nome para este perfil no campo descrição. Depois disso, a aplicação dessas permissão ao perfil, funcionará da mesma forma explicada, tendo os módulos e as permissões para cada um deles especificamente.
Após configuradas estas permissões, podemos clicar em salvar, e o perfil criado estará disponível para uso.