De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) uma pesquisa divulgou que 25% dos brasileiros não têm acesso à internet. Cerca de 46 milhões de brasileiros ainda não possuem qualquer tipo de acesso à internet, sem falar nos casos em que a experiência de navegação ainda é bem precária. Portanto, trata-se de um mercado com potencial de expansão: ainda existe bastante terreno a ser explorado por provedor de internet que queira aumentar sua base de clientes.
Mas, para que esse crescimento ocorra de forma bem-sucedida, é preciso que ele seja feito de forma planejada e bem estruturada, para que os clientes, novos ou mais antigos, tenham acesso a um serviço de qualidade e não sofram por problemas que ocorrem quando uma empresa recebe uma demanda maior do que é capaz de ofertar.
Apresentamos abaixo seis dicas estratégicas para fazer o seu provedor de internet crescer. Confira!
1. Tenha uma boa gestão financeira
O primeiro fator que contribui para que seu provedor cresça é ter uma boa saúde financeira: uma empresa na qual as contas são maiores do que os pagamentos recebidos não consegue se manter por muito tempo. A companhia acaba tendo que sacrificar a qualidade de alguns setores numa tentativa de balancear os números, o que em geral nunca dá certo.
Por isso, é importante que a situação econômica esteja estável — com controle sobre tudo o que é gasto e investido dentro da empresa — para que a estratégia de crescimento possa ser executada. Nesse caso, é necessário que haja um planejamento financeiro que prepare o terreno para a empresa ter condições de crescer.
E como saber que o momento chegou? Quando o valor recebido conseguir pagar todos os custos de produção e salários e ainda restar uma reserva financeira — que precisa estar bem robusta para lidar com os descontos e isenções que ocorrem em períodos de expansão.
2. Defina boas práticas de cobrança e pagamento
Entrar em contato com o cliente por conta de um pagamento não realizado é sempre delicado.
Para que o contato ocorra da forma mais tranquila possível, é importante capacitar a equipe responsável pela tarefa tanto no que se refere a comunicação — manter sempre um tom de voz calmo, independentemente da reação do outro lado da linha — como sobre as opções de pagamento que o cliente tem para quitar sua dívida.
Falando em pagamento, é importante disponibilizar o maior número possível de opções para que seus clientes possam pagar a fatura mensal: como um provedor de internet é utilizado por pessoas de diferentes realidades de vida, oferecer formas de pagamento mais práticas (como débito automático) e fáceis (como fatura física), e apresentar diversas opções de dias para o vencimento da conta são atitudes que ajudam os clientes a manter suas contas em dia.
3. Invista na coordenação da equipe
Além dos custos que envolvem a demissão, contratação e treinamento de um novo colaborador, investir no bem-estar da equipe que trabalha na empresa fará com que eles apreciem mais o trabalho realizado e, por consequência, tenham maior comprometimento e atenção com as tarefas executadas ao longo do dia.
Por isso, é importante recrutar funcionários que, de fato, tenham o perfil procurado pela empresa — e que se encaixem na área em que irão trabalhar — e criar um ambiente de trabalho leve. É importante que as pessoas tenham a liberdade para apresentar ideias ou reclamações e entendam a importância do trabalho que realizam.
Também é recomendável implementar um plano de carreira, no qual estejam explicados ao colaborador quais competências precisam ser melhoradas para que ele cresça na empresa
4. Aposte na retenção de clientes
Um dos conceitos mais consolidados da área de marketing é que reter um cliente é sempre mais barato do que conquistar um novo. Por isso, é essencial que seu Call Center conte com uma área dedicada à tarefa de manter a satisfação dos usuários que utilizam seu serviço.
O trabalho de retenção pode ter diversas frentes, como oferecer novos produtos com base nos hábitos de consumo do cliente ou fazer uma ligação após uma visita técnica para colher o feedback do usuário. O importante é fazer com que o cliente atual sinta-se valorizado.
5. Busque o alinhamento entre as estratégias de marketing e de vendas
Enquanto a área de marketing planeja e executa uma campanha para conquistar novos clientes para o seu provedor de internet, o time de vendas é o responsável por atender aos clientes em potencial e convencê-los a contratar o serviço.
Por se complementarem, é importante que ambos os setores trabalhem em conjunto: dessa forma, a mesma informação transmitida na campanha será confirmada pelo atendente no Call Center, evitando ruídos de comunicação.
Para isso, as áreas precisam ter um contato muito próximo e participarem de reuniões estratégicas no qual cada time possa aprovar ou vetar uma ideia, já que uma mudança que poderia ser interessante para um setor inviabilizaria o trabalho do outro. Sem as reuniões conjuntas, o problema poderia ser descoberto já em momento avançado.
Uma prática muito comum em empresas que buscam alinhar o trabalho das duas áreas é, após a integração das equipes, adotar métricas relacionadas ao desempenho dos dois setores, como uma forma de medir a qualidade do trabalho e fazer ajustes que possam vir a ser necessários.
6. Seja escalável
Última, mas não menos importante dica: se a ideia é aumentar o número de clientes, a empresa precisa de um sistema preparado para atender a uma quantidade significativa de novos usuários com a mesma qualidade oferecida às pessoas que já assinam o serviço, sem que ocorra instabilidades ou mesmo interrupções do sinal.
Para isso, é fundamental investir na infraestrutura utilizada para o fornecimento da internet, realizando melhorias constantes que contribuam para o aprimoramento do serviço. Em situações que exijam atender a uma demanda maior de clientes, é essencial conseguir realizar o trabalho sem prejudicar a experiência dos usuários, mantendo a boa reputação da companhia.
Outras atitudes que ajudam um provedor de internet a crescer
Diversos fatores precisam ser levados em conta quando o objetivo é expandir um negócio de forma contínua e sustentável, como melhorias nos processos de atendimento ao cliente, novas metodologias de trabalho e investimentos em ferramentas que tragam mais valor ao seu produto ou serviço.
Via: Belluno