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Cadastro de clientes

6 minutos de leitura

O cadastro de clientes no sistema, segue um padrão step by step, ou seja, ele é completamente passo a passo, pedindo informações especificas de cada assunto por tópico. Este cadastro tem um menu exclusivo basta clica em Cadastrar cliente.

Informações: #

No primeiro passo, pede-se as informações do cliente, os campos com um asterisco vermelho são os obrigatórios. Aqui, devemos selecionar o tipo de pessoa.

Para pessoa física, devemos informar o nome do cliente, seu sexo, os números de seu CPF e RG e por ultimo sua data de nascimento.

Já para pessoa jurídica, devemos informar o CNPJ da empresa, sua razão social e nome fantasia, e por último a sua inscrição estadual.

obs: para os campos IE ou RG, quando não possuir a informação, favor informar ISENTO

Endereço principal: #

Podemos clicar em próximo, para irmos ao passo 2, e informar o endereço principal do cliente.

O endereço principal, é o que vai estar atrelado ao cadastro do cliente, e pode ser diferente do endereço de instalação, ele é tratado como o endereço de cobrança. Por exemplo, o cliente vai ativar os equipamentos em sua loja, mas seu endereço de cobrança será em sua casa.

Aqui, assim que informarmos o CEP do cliente, o restante dos campos já vão se preencher automaticamente, restando ao operador informar somente o número do endereço, e um complemento se necessário, mas, para cidades com CEP único, precisará informar também o logradouro e o bairro.

Contato: #

Clicando em próximo, vamos ao passo 3, e informar os contatos do cliente.

Aqui, conseguimos adicionar quantos contatos forem necessários, clicando em adicionar outro contato. devemos informar um nome para cada contato, um e-mail e um telefone, depois um tipo de contato.

O primeiro contato da listagem, sempre será do tipo principal, não podendo alterar. Já o adicionais, poderão ser do tipo financeiro, técnico, fiscal ou outros.

Endereço de instalação: #

Podemos clicar em próximo, para irmos ao passo 4, e informar o endereço de instalação do cliente.

Neste passo, é onde vamos informar ao sistema o local de instalação dos equipamentos do cliente. Se o endereço de instalação for o mesmo que o endereço principal, podemos marcar a caixinha e importar o endereço principal para este cadastro. Se for um endereço diferente do principal, podemos seguir com o cadastro, seguindo as mesmas regras do passo 2. Aqui também é onde podemos informar a geolocalização do cliente.

Contrato: #

Agora, é só clicar em próximo para irmos ao passo 5, e configurar o contrato do cliente.

Por aqui, vamos configurar todas as informações de contrato dos clientes. Teremos os seguintes tratamentos para cada campo:

  • Apelido
    onde informamos uma descrição para o contrato.
  • Modalidade
    onde escolhemos se o contrato será pré ou pós pago.
  • Modelo de termo de adesão
    onde escolhemos o layout de impressão do contrato.
  • Vendedor
    campo para indicar o vendedor.
  • Instalador
    campo para indicar o instalador.
  • Vigência
    meses de vigência do contrato.
  • Data ativação
    dia em que os equipamentos serão instalados.
  • Data inicio
    data inicio do contrato.
  • Data termino
    data termino do contrato.
  • Plano
    onde selecionamos o plano do cliente.
  • Subplano
    onde selecionamos o subplano contratado pelo cliente.
  • Mensalidade
    valor do subplano.
  • Vencimento
    dia em que a mensalidade do cliente irá vencer.
  • Forma de pagamento
    campo para escolhermos a forma de pagamento do cliente.
  • Carteira de cobrança
    onde iremos escolher a carteira de impressão de boletos.
  • Referência de beneficio
    campo de referência para os valores de instalação e beneficio.
  • Valor instalação
    valor cobrado pelo serviço de instalação.
  • Valor beneficio
    campo onde ficará informado o valor que não for cobrado na instalação, se a mesma tiver descontos ou isenção de cobrança.

  • Cortesia
    Se marcarmos, indicamos que o cliente é cortesia, também aparecerá um novo campo, para indicarmos até qual data este contrato terá esta cortesia, se necessário for.
  • Assinado
    Se marcado, indicamos que o contrato já foi assinado.
  • IP válido
    Marcamos quando o cliente solicita um IP válido, assim que marcado aparece um novo campo pra informarmos este IP.
  • Fatura digital
    Campo somente para informativo, dos clientes que não querem receber boletos impressos, e vão pega-los somente pela central do assinante.
  • Natureza operação
    Onde informamos a natureza de operação do cliente, para emitir NF21 para o mesmo, precisa estar selecionado comunicação neste campo.
  • CFOP
    Campo para informarmos o código fiscal de operação referente a este cliente, obrigatório somente se o campo natureza operação estiver marcado como comunicação.
  • Descrição serviço
    Onde podemos deixar por padrão, uma descrição para as notas fiscais, assim, todas as notas que emitirmos pra eles já sairão com esta descrição.
  • Observações gerais
    Campo livre, para colocarmos algumas observações se for necessário.

Configuração de IP #

Após isso, se o operador tiver permissão, ele pode clicar em configurações IP para cadastrar o usuário pppoe do cliente.

Aqui teremos os campos:

  • IP
    Onde devemos indicar o IP do cliente. (se não for usar ip manual, podemos marcar a caixinha de usar dhcp)
  • Velocidade
    Campo onde ficará a referencia da velocidade original do cliente.
  • Usuário PPPOE
    Onde vamos inserir o usuário pppoe do cliente para conexão. (no usuário, deve-se conter o nome do subdominio da empresa, que encontramos em um campo nas configurações de empresa)
  • Senha PPPOE
    Senha utilizada para o pppoe.
  • Plano
    Plano de conexão do cliente.
  • Pool DHCP
    Se necessário, informar um pool dhcp.

Após tudo isso, podemos clicar em gravar para efetivar o cadastro.

Se estiver tudo ok, o sistema irá cadastrar o cliente, e aparecerá um quadro, perguntando se o operador já quer abrir a ordem de serviço de instalação e imprimir o contrato para o cliente.

_________________________________________________________________________________

Edição do contrato: #

Quando formos editar o contrato do cliente, alguns campos novos irão aparecer:

  • Desconto
    Se vamos aplicar o desconto geral nos boletos (este valor de desconto é definido na carteira de cobrança e é liberado pra uso nos parâmetros gerais).
  • Situação contrato
    Se o contrato esta inativo, ativo, bloqueado ou cancelado (clicando em cancelado, seremos redirecionados até o menu de cancelamento).
  • Situação instalação
    Qual a situação atual do contrato; aguardando instalação, aguardando abertura de rede, instalado ou instalação inviável.
  • Negativado
    Campo para registramos que o cliente foi para negativação.
  • Refidelizar
    Campo para informarmos se é um contrato de refidelização, se marcado, aparecera os campos referentes a mesma.
  • White list
    Se marcado, este cliente não entrará nas rotinas de redução e bloqueio, mesmo que tenha faturas em aberto
  • Mudança de Titularidade
    Se marcado, o sistema trará uma listagem de clientes cadastrados, onde podemos atribuir este contrato para um novo cliente.
  • Layout Debito
    Onde podemos selecionar o layout de impressão das notas de debito.

Agora, teremos acesso também ao endereço de instalação deste cliente, onde podemos fazer a edição se necessário.

Edição do cadastro: #

Na edição do cadastro, é onde definimos e podemos configurar algumas funções no sistema.

Aqui, teremos acesso a toda sua informação cadastral. Novos campos vão aparecer para tratamento:

  • Senha central
    Onde ficará informado a senha de acesso para a central de clientes.
  • Checkbox
    Podemos marcar ou desmarcar as caixinhas, para atribuir este cadastro as funções de cliente, fornecedor, funcionário, técnico e ou vendedor. Pode-se marcar mais de uma delas, pois um cliente pode vir a ser um funcionário futuramente por exemplo.
  • Dados de acesso ao app do técnico
    Para os técnicos, aqui é onde viremos para configurar o seu acesso ao app.

Aqui também, é onde teremos acesso à edição do endereço principal, e aos contatos, que podemos adicionar novos.

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Atualizado em 26 de maio de 2023

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Sumário
  • Informações:
  • Endereço principal:
  • Contato:
  • Endereço de instalação:
  • Contrato:
    • Configuração de IP
  • Edição do contrato:
  • Edição do cadastro:
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